sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Comigo-ninguém-pode "Dieffenbachia picta Schott"

Comigo-ninguém-pode "Dieffenbachia picta Schott"



Sempre tive curiosidade em saber como essa planta, comum em nossos jardins, praças, arranjos e etc. Pode causar sérias complicações ou ate mesmo óbito, quando uma pessoa qualquer (principalmente crianças, que não conhecem essa planta e as consequências da intoxicação causada pela Comigo-ninguém-pode), mantem o contato direto de forma irracional com essa planta.

Comigo-ninguém-pode?
São plantas perenes que alcançam ate 2m de alturas com caule tortuoso apresentando cicatrizes anelares resultantes da queda das bainhas das folhas mais velhas. Suas folhas são espiraladas, glabras, com numerosas manchas definidas

Gostaria de alertar muitas pessoas principalmente os pais, pois essa planta possui um grau de toxicidade considerável. Lembrando que muitas crianças podem ter contato com essa planta sofrer intoxicações causadas por ela, e nem se lembrar oque ocasionou à intoxicação. Sendo um fator agravante quando elas mesmas ainda nem sabem falar. Os pais devem ficar atentos com as plantas que possuim em casa tanto como no interior (arranjos e dentro outro itens para decoração), externa (no próprio jardim), ou ate mesmo no local onde seus filhos tem costume de brincar com uma certa frequência.

Toxicidade
A natureza química da substancia responsável pela toxicidade ainda não foi completamente esclarecida, o que se sabe atualmente é que:
Essa planta tem uma grande quantidade de idioblastos contendo uma espécie de cristais de oxalato de cálcio em forma de agulhas que podem ser denominados de ráfides. Ou seja esses idioblastos são encontrados em todas as partes da planta funcionando como um ejetor, que expulsa de maneira violenta as ráfides, quando suas membranas celulares e paredes são rompidas.
Não somente é encontrado nesses vegetais o oxalato de cálcio, como também em quantidade considerável para uma intoxicação severa ocasionada pela comigo-ninguém-pode, é encontrado o ácido oxálico e sais solúveis.

Formas de intoxicação
Mais uma vez alerto que as intoxicação de maior frequência ocorrem em crianças devido a ingestão ou contato com a mucosa oral ocasionando rapidamente:

*
irritação com sensação de queimadura;
*
salivação intensa;
*
edema dos lábios, língua e gargante resultando na dificuldade da fala e principalmente causando distúrbio respiratório (Quando ocorrendo intoxicação em potencial resultando em obstrução das vias respiratórias e óbito);
*
em intoxicação em potencial podendo ocorrer distúrbio no TGI (trato gastro intestinal), como cólicas abdominais, náusea e vômito;
*
Contato da seiva com a pele pode provocar irritação severa, quando intoxicação em potencial dermatite de contato;
*
Na mucosa ocular pode provocar inflamação ocular acompanhada de edema e fortes dores que podem durar ate algumas semanas, quando intoxicação em potencial podendo ocasionar congestão, fotofobia, lacrimejamento, com inflamação simultânea da córnea e da conjuntiva


Tratamento
Em primeiro lugar deve ser assegurada a desobstrução das vias respiratórias com administração de líquidos gelados (chás, sucos, água) ou emolientes (leite e gelatina), para proporcionar alivio. Caso necessário administrar analgésicos, anti-inflamatórios e anti-histamínicos. Não sendo recomendado lavagem gástrica nem provocar vômitos devido a presença das ráfides
As áreas irritadas por contato como pele e olhos devem ser lavadas em grande quantidade com água corrente e utilização de colírios antissépticos é recomendado.


Bom espero que essas informações ajudem e mais uma vez alerto os pais e aqueles que possuem crianças em casa fique esperto com as crianças e atento as plantas que se encontram em casa tanto no interior como exterior e também no local onde elas mais frequentam.

grato desde;

Elpidio Felix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário